A fórmula perfeita para criar um conteúdo de sucesso no YouTube para sua empresa
Se você está em busca de expandir o alcance do seus vídeos, aumentar as vendas e leads, você precisa entender mais sobre a fórmula para criar um bom conteúdo.
Na nossa matéria, você vai ver algumas dicas para obter sucesso no YouTube, além dos erros que você pode evitar, para facilitar ainda mais o sucesso do seu canal e como essa plataforma poderosa pode agregar para a sua empresa.
Caso você queira utilizar o YouTube para o marketing orgânico da sua empresa, saiba que é uma estratégia que funciona a longo prazo. Mas caso você esteja com mais pressa, você pode fazer anúncios no YouTube.
Porém, se você pensa em utilizar o YouTube para marketing orgânico, você vai perceber que, ao longo do tempo quando você for postando o seu conteúdo de forma estratégica, você pode gerar um ótimo tráfego para a sua empresa.
Como o YouTube pode agregar para sua empresa?
Claro que há bons motivos para você pensar em incluir a sua empresa no YouTube. O YouTube é uma das maiores plataformas de pesquisa do mundo, e é propriedade do Google, que é o maior mecanismo de pesquisa do planeta.
A maior parte dos usuários, acessam o YouTube para encontrar a solução de um problema, aprender sobre alguma coisa em específico e a maior parte das empresas dão uma resposta ou resolvem um problema.
Mesmo que o YouTube seja um mecanismo de busca, o conteúdo presente nele não é apenas baseado em pesquisas. É um conteúdo fundamentado em intenção. Quando você coloca o seu conteúdo em termos de pesquisa, o algoritmo do YouTube tenta direcionar o seu conteúdo para o seu público.
O alcance não acontece necessariamente de forma padrão, de acordo com as pesquisas, onde os usuários simplesmente pesquisam para encontrar o seu conteúdo. Ao contrário disso, o YouTube estuda um público potencial para o seu conteúdo e o recomenda para essas pessoas.
Analise a sua página inicial do YouTube. Caso você perceba que ela está repleta de recomendações de vídeos de curiosidades, então o algoritmo tem noção de que você gosta desse tipo de conteúdo.
Ou caso você precise aprender uma receita de comida rápida para o seu dia a dia, todo tipo de interesse pode ser encontrado na sua página inicial.
O algoritmo do YouTube recomenda vídeos para usuários à medida com que aprende sobre os gostos do usuário. Assim que você começar a identificar como funciona o algoritmo da plataforma, você começa a pensar em qual o tipo de conteúdo ideal para alcançar o seu público.
E para isso, você precisa conhecer melhor os seus espectadores para conseguir colocar o seu conteúdo a frente deles.
Isso acontece em várias plataformas, como o YouTube. E como dito anteriormente, o YouTube é parte do Google. Então, toda vez que alguém faz alguma pesquisa no Google, o algoritmo do YouTube adota essas informações para utilizar dentro da plataforma.
E até mesmo no Google pode aparecer algumas sugestões de vídeo de acordo com a sua pesquisa.
Por isso, o seu objetivo deve ser baseado não só em produzir vídeos e colocar eles no topo dos resultados de pesquisa, mas sim otimizar o seu conteúdo para que o algoritmo recomende os seus vídeos para o seu público, para as pessoas adequadas.
Erros para você não cometer quando começar no YouTube
– Se sentir intimidado
Um dos erros que os iniciantes no YouTube costumam cometer é pensar demais. O YouTube pode parecer uma plataforma que traz pressão para o criador de conteúdo e que é muito mais intimidadora do que qualquer outra plataforma.
Entretanto, existem vários criadores de conteúdo que se sentem à vontade para criar conteúdo para outras plataformas como Facebook, Instagram e TikTok, mas quando entram no YouTube, existe uma coisa que os atrapalha.
A duração do vídeo, no YouTube o conteúdo costuma ter uma duração mais longa. Geralmente, a produção de conteúdo também pede alguns equipamentos. E dessa forma os criadores de conteúdo começam a pensar muito em coisas do tipo, será que o canal vai demorar de crescer, o que eu vou falar, e se meu tempo for em vão?
E pensar de mais vai além para o criador de conteúdo, as vezes até o orçamento da produção preocupa os criadores de conteúdo. Acontece de se camuflarem atrás da falta de equipamentos, como uma maneira de explicar o motivo de não terem começado.
Mesmo que uma boa câmera, iluminação, cenário tenham uma certa importância na sua produção de conteúdo, a verdade é que apenas o seu celular já pode ser ótimo para você começar. Apenas comece e coloque em prática, isso vai te ajudar a aprender.
O conteúdo sempre deve valer mais do que o valor da produção por trás dele. Você provavelmente já assistiu um vídeo com a qualidade um pouco mais baixa, mas continuou assistindo pois gostava do conteúdo ou porque estava tentando aprender o que era ensinado no vídeo.
Você estava mais preocupado com o conteúdo do vídeo do que com a qualidade da produção.
As únicas coisas que o seu público precisa é te ver e te ouvir. Entretanto, se você tem um espaço livre que possa utilizar e a câmera de um dispositivo móvel atual, você já tem o suficiente para começar.
– Não entender quem é o seu público-alvo
Outro erro que criadores de conteúdo iniciantes cometem ao começar é não ter noção ampla de quem é o seu público-alvo. Então se você já tem uma certa quantidade de vídeos no seu canal, tire um tempo para dar uma olhada nos seus últimos vídeos, e se questione se esse realmente é um bom conteúdo para o seu público e se eles realmente esperam esse tipo de conteúdo para o seu canal.
Isso é realmente importante para o seu canal, você deve saber qual o problema do seu público e o que você precisa fazer para resolver. Entenda o seu público, tente entender o pensamento deles, saiba quem está do outro lado da tela, o que ele busca no seu canal.
Você começa a impulsionar o seu canal, quando você se conecta com o seu público e entrega o conteúdo que eles desejam.
– Começar sem estratégia
Uma plataforma como o YouTube pede um pouco de estratégia, você deve planejar se não deseja falhar. É crucial que o seu plano seja projetado exclusivamente para o YouTube, até porque, cada plataforma tem suas próprias práticas e estilos de cultura e com o YouTube não é diferente.
Você não pode ter em mente a ideia de que o mesmo plano que você usa em outra plataforma vai funcionar para o YouTube.
Antes de começar no YouTube, lembre-se de planejar a sua estratégia. Isso vai te ajudar e muito a otimizar o ROI tanto financeiro, quanto em tempo na sua criação de conteúdo.
Dicas para criar um ótimo conteúdo para YouTube
Para que você tenha um canal recheado de bons conteúdos, você precisa seguir algumas estratégia, a primeira parte dessa estratégia é a sua ideia, o que você vai abordar no canal, ou do que vai se tratar o canal.
Depois de idealizar essa parte, você deve pensar no nome e miniatura do seu canal (O pequeno quadrado com espaço para inserir uma imagem), desde essa etapa, você tem que pensar em como chamar atenção do seu público-alvo com o nome e imagem do seu canal.
Entretanto, você deve se concentrar em apresentar o seu canal da maneira ideal para o seu público, o trailer do seu canal pode ser uma boa ferramenta se você conseguir produzi-lo para que ele chame atenção imediatamente. Esse primeiro momento é extremamente importante, principalmente em uma plataforma como o YouTube.
Logo depois, vem a etapa do envio e otimização de conteúdo. Elementos como edições criativas e músicas podem dar um UP no seu vídeo e fazer com que ele deixe de ser extremamente simples.
Por fim, você deve ficar atento, pois o público do YouTube não liga tanto para o final do vídeo. Se eles verem que o seu vídeo está acabando, eles vão procurar outro vídeo recomendado, ou irão sair da página.
Por esse motivo, você deve pensar em como não deixar as pessoas saberem que você está encerrando o vídeo, ao invés disso, você pode fazer a transição para o próximo vídeo de forma estratégica. Primeiro você deve chamar a atenção deles e em seguidas fazer um apelo para o próximo vídeo.
Busque boas ideias para o seus vídeos
Agora que você está mais ciente de como funciona a plataforma e o público que consome o YouTube, confira o primeiro passo para um bom conteúdo, uma boa ideia de vídeo.
O primeiro passo para criar uma boa ideia de vídeo é entrar na mente do seu público e descobrir o que eles buscam no seu canal, o que eles gostam de ver e o que andam pesquisando.
A maior parte dos criadores de conteúdo focam nos títulos chamativos e thumbnail (capa do vídeo) e realmente esses são elementos extremamente importantes e que exigem um pouco de criatividade e estratégia. Mas você deve ficar atento com o tópico do seu vídeo, caso ele não esteja alinhado com o público do seu canal, eles não vão acessar o seu vídeo.
Para você conseguir a combinação de sucesso para o seu vídeo, você precisa de um bom título, thumbnail e um tópico adequado. Esse é o básico para o sucesso do seu vídeo.
Crie uma miniatura eficaz
Como você já sabe, ter uma boa ideia de vídeo junto com um bom título e miniatura é um grande passo para o sucesso do seu vídeo. Então você deve aprender o que fazer e o que não fazer para criar um miniatura eficaz.
Crie uma miniatura sem poluição visual, evite sempre ocupar todos os espaços dela. Você pode torná-la uma miniatura não atraente, se você encher ela com muitos elementos. Se você aparece na sua miniatura, certifique-se de que o seu rosto está transmitindo algum tipo de emoção na imagem.
Não necessariamente precisa ser uma expressão totalmente exagerada, apenas expressar algum tipo de emoção já é o suficiente.
Caso você vá apresentar algum item no vídeo, você pode incluí-lo na sua thumb para fazer com que ela seja representativa com o que vai acontecer no seu vídeo.
Se você inserir algum texto, lembre-se de não repetir palavras do título, e por fim tente aumentar entre 20 e 40% a saturação da imagem pronta para que as cores chamem atenção dos espectadores.
Não tente enganar o seu público com a imagem do seu vídeo, apenas trate de chamar atenção dos espectadores para que eles sejam atraídos para o seu conteúdo. Enganar os seus espectadores irá trazer resultados negativos para o seu canal futuramente.
Se inspire para criar tópicos de vídeo
Você pode utilizar de alguns recursos para ter inspirações nos tópicos de vídeo do seu canal. Primeiro, você pode se manter atualizado com o que anda acontecendo ao redor do seu nicho ou setor, ao acessar o Google notícias e inserir o seu tópico você pode encontrar alguns artigos e novidades sobre ele.
Se conecte com o seu público e converse com ele. Você pode fazer perguntas na guia de “comunidade” do seu canal do YouTube, pode fazer pesquisas para obter feedbacks.
Você também pode usar ferramentas externas como o VidlQ para acompanhar alguns termos de pesquisa e ver quais vídeos do YouTube estão em alta de acordo com alguns tópicos.
Se você está iniciando no YouTube, você deve se concentrar mais no seu público do que nos seus concorrentes, grande partes dos criadores de conteúdo iniciantes tentam criar conteúdo com base no que os canais concorrentes criam.
Porém, você que é iniciante deve prestar atenção no seu público e entender os pontos problemáticos deles para que você possa criar uma base de público fiel ao seu conteúdo.
Obvio que você tem que sempre estar dando uma olhada nos canais concorrentes, dessa forma você pode aprender bastante sobre o público que vocês possuem em comum, além de que você pode aprender muito também com o tipo de vídeo criado por eles.
Eai, curtiu a nossa matéria? Compartilhe conosco nos comentários como a nossa matéria agregou no seu processo de início no YouTube!